sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

DAS QUEIXAS PELO MAU ATENDIMENTO NO COMÉRCIO

Tenho visto vários amigos exporem nas redes sociais as situações em que são tratados com empáfia, "esperteza" ou até mesmo desonestidade por empresários dos mais variados ramos de negócios. Exulto com isto, pois acho uma prática saudável, útil e que deveria se generalizar. Que outra forma de promover práticas saudáveis, de educarmo-nos mutuamente, de aprimorarmos os serviços oferecidos do que a queixa ante situações desagradáveis sofridas?
Num país onde os juízes agem como políticos, os políticos agem como negociantes e os negociantes agem como corruptos, ao cidadão, inferiorizado e explorado, resta somente sua voz, hoje ampliada pelas bem vindas redes sociais.
Pois não é que hoje minha família foi vítima de uma "esperteza" dessas?
O carro de minha esposa, usado intensivamente no trânsito de Curitiba, estava precisando de algum trato: um risco aqui, uma esfolada ali... Como pretendíamos passar a semana na praia, resolvemos deixá-lo numa funilaria. Escolhemos o Sato Funilaria Express, o tal "Martelinho de Ouro", na Av. Erasto Gaertner, no Bacacheri. A promessa era de fazer o serviço em três dias. Concordamos com prazo e preço e, deixamos o carro na quinta-feira. Minha mulher avisou que pegaria o carro na sexta-feira, uma vez que voltaríamos da praia na próxima quinta. Mas, ninguém mexeu com o prazo acordado: três dias para o serviço. Hoje, sexta-feira cedo, 17 de fevereiro, aniversário dela, com uma lista enorme de atividades a serem desenvolvidas com o uso do carro, fomos lá e... não estava pronto! O gerente, aproveitando-se da informação que ela dera, programou, à revelia, o término do serviço para sexta-feira à 18 horas! Os três dias viraram seis! E argumentou pachorramente que "a senhora disse que só pegaria o carro na sexta; sexta é até as seis!" Sim, porém começa às oito!
Não estou dizendo que o gerente do tal "martelinho de ouro" na Erasto Gaertner seja incompetente ou "espertinho". Não o conheço suficiente para assim julgá-lo. E, por estar sobrevivendo numa época de crise, é mais provável que seja competente e honesto. Mas, conosco ele cometeu uma incompetência e deu uma de "espertinho".
Espero que seja um deslize pontual dele. Mesmo assim, sugiro aos amigos que venham a solicitar seus serviços que se garantam por escrito quanto ao prazo de entrega do veículo para não se encontrarem na contingência de até mesmo alugarem um carro para fazer frente aos seus compromissos.

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