domingo, 13 de novembro de 2011

"Lei exige obras de arte em edifícios de Porto Alegre"

A notícia acima é da Folha deste domingo (13.11).
Não vivo dizendo que este país caminha para o mais deslavado fascismo?
Para garantir mercado a um punhado de incompetentes narcisistas (se não o fossem, venderiam suas obras a quem quisesse comprá-las) avança-se na liberdade do próximo.
Ora, prédios residenciais, tenham que tamanho tiverem, são, obviamente, RESIDÊNCIAS!
Só legisladores sem cérebro vão obrigar as pessoas a terem em suas casas obras de arte que não queiram. As obras que os cidadãos serão obrigados a expor em suas (até então sagradas) residências são "de artistas cadastrados na prefeitura" (sic!)! É a formação de uma corporação de ofício; logo teremos instalada a corrupção por uma vaga no cadastro; e, talvez, seja até este o objetivo do legislador. Pior ainda, estaremos condenando os artistas que não conseguirem efetuar seu cadastro, ou não são suficientemente aéticos para subornarem barnabés em troca da exposição de suas obras na sala de entrada das outras pessoas, ao ostracismo que, na arte, equivale ao aniquilamento. Existe possibilidade de um estado mais fascista (ou comunista, se o quiserem) do que este?
É certo que devemos aprender a valorizar a arte e os novos artistas. Mas, isso se faz através da educação, nunca com leis coercitivas e fascistas que ameacem a liberdade individual.

Nenhum comentário: