sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PARABÉNS, MINISTÉRIO PÚBLICO!

O Ministério Público Federal deu uma bola dentro ao exigir que a Band e o Datena se retratem da lambança que fizeram ao provocar o ódio religioso contra os ateus. Recentemente, esse apresentador atribuiu a crescente criminalidade ao ateísmo. Ou seja, retrocedeu cinco séculos em inteligência, sociabilidade e política.
Se o apresentador usasse de um pouco de racionalidade, teria feito uma pequena amostragem nos presídios, entre os condenados por diversos crimes, e verificado o percentual de ateus. Seguramente é inferior ao de devotos.
A liberdade de pensamento, mantenedora da liberdade religiosa, é uma conquista que custou penas, vidas e sofrimentos. É um bem muito valioso para que um apresentador de televisão venha atacá-lo impunemente.
Tenho criticado, às vezes, o MP pelo seu corporativismo, pela sua exagerada independência da sociedade e pelos altos salários dos seus integrantes. Também pela sua exagerada ingerência em todos os passos dos cidadãos.
Mas, é claro que certa independência é necessária para que os promotores não se intimidem; e a ingerência deles em todas as áreas mantém a aplicação das leis. Os legisladores que façam leis melhores se essa ação incomoda. E, depois, eles não agem sozinhos; suas ingerências vão a julgamento do judiciário, para só depois efetivamente influenciarem nossas vidas.
No presente caso, a liberdade, independência e prontidão dos procuradores, nos salvará do retrocesso que poderia ocorrer pelos erros de quem tem um trombone nas mãos, como o apresentador de televisão.
Não sou ateu; mas, morro (nem tanto, claro) defendendo o direito de quem quiser sê-lo.

Nenhum comentário: