sábado, 26 de setembro de 2009

HIPOCRISIA E PRECONCEITO

O povo brasileiro está, sem dúvida alguma, em crise. Refiro-me ao povo, bem entendido. Rejeitado em todo o mundo, impotente em seu país, alienado de seu próprio destino por leis e corporações espúrias, manipulado pela mídia, acuado pelo crime organizado e desorganizado, alterado pelas drogas, e mergulhado num sentimento inconsciente de culpa pelos preconceitos que se escondem nos escaninhos da mente mas teimam em não desaparecer, tenta fugir de si mesmo surfando numa onda de denuncismo que não faz mais que denunciar seu próprio interior confuso.
Moralistas de plantão forçam a guilda correspondente a censurar a propaganda do "sexo com Cauã". Duplo preconceito: velhos têm que ser assexuados; moças têm que ser recatadas. Machismo somado ao pavor da velhice. Se fosse um baita macho dizendo ao filho homem que é melhor sexo casual do que casamento teria passado despercebido.
E a complicação que um casal de sanguessugas de Brasília lançou na vida do italiano, em Fortaleza? Se fosse um homem e uma menina, ambos brancos, em carinhos filiais e paternais, ninguém perceberia. Como era um branco e uma menininha negra, ninguém pensou que pudessem ser pai e filha; a mente suja das candinhas em alerta só podia aventar pedofilia.

Tudo isso para tentar não enxergar a realidade: um país que, apesar dos índices duvidosos de desempenho econômico, dilui seus valores num mar de crueldade e crime.

Denunciem, compatriotas, denunciem; assentem seus celulares e câmeras para a intimidade alheia, devassem-na e a exponham nos youtubes da vida; enquanto isso a pressão do vulcão aumenta e suas lavas de hipocrisia, drogas e violência nos levarão de roldão, como a vingança de um Deus irado e cansado digna dos mais ameaçadores livros sagrados.
O problema é que Deus sempre foi um cara distraído: quando castiga um povo por seus vícios, atinge também os inocentes...

Nenhum comentário: